Buscar

TODA OBRA DÁ DOR DE CABEÇA?

Atualizado: Jul 23

Você já deve ter ouvido falar que construir e participar de obra é ter dor de cabeça na certa, não é mesmo? Mas será que o que dizem é verdade?

Geralmente os relatos que quem participa de obra costumam ser:

  • Patologias diversas, em sistema estrutural, pintura acabamento etc.;

  • As medidas na obra não fecharem com os projetos;

  • Problemas com interferência entre as disciplinas que surgem somente durante a execução;

  • Prazos não cumpridos;

  • Planejamento de custos extrapolado; entre muitos outros.



No entanto, vale ressaltar alguns pontos importantes...


Geralmente quem vai construir tem uma certar urgência e até ansiedade para finalização dos projetos de maneira acelerada para começar e execução o mais rápido possível.


Mas o que muitos não sabem é que negligenciar a fase de elaboração de projetos, compatibilização dos mesmos e planejamento é a parte mais importante da obra e que tem que ser demandado o tempo que for necessário, só assim será possível minimizar os impactos causados na obra inclusive as dores de cabeça e demais problemas.


Segundo Aldo Dórea Mattos, a deficiência no planejamento de uma obra pode trazer consequências desastrosas e a melhor maneira de minimizar os impactos negativos é produzir um planejamento lógico e racional.


A AltoQI, desenvolvedora de softwares compatíveis com o BIM, constatou que as principais consequências da falta de compatibilização em projetos são custos adicionais não previstos na construção, atraso no cronograma de entrega do empreendimento e redução da qualidade do empreendimento (improvisos em obra).


Aliado ao que foi mencionado acima, a etapa de execução da obra também é crucial para o bom andamento da mesma, dessa forma não hesite em contratar profissionais qualificados tecnicamente e com experiência para o trabalho, isso vale desde para toda equipe de canteiro de obra quanto para o engenheiro responsável pela execução.


A contratação de um corpo técnico presente e efetivo é importante para o cumprimento de normas garantindo assim a vida útil, segurança e qualidade a sua obra além de cumprimento de escopo, prazo e custo planejados.

Contudo, é sim possível executar uma obra sem dores de cabeça!


Porque não é a obra que dá dor de cabeça, mas sim a maneira como é conduzida desde a sua concepção até o final da mesma.


Portanto busque contratar empresas e profissionais de confiança, que tenha experiência e saiba seguir os passos para uma obra tranquila e de qualidade, entregando aquilo que você realmente deseja.


A Plax Engenharia trabalha orientada para os clientes buscando sempre atendê-los da melhor maneira possível e realizar os seus sonhos através de uma experiência satisfatória.

Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços.

10 visualizações