Buscar

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Atualizado: Jul 23

Hoje já não é possível para falar em construção civil sem falar em sustentabilidade.


A mudança na mentalidade relacionado as preocupações com questões ambientais e de qualidade de vida também se apresenta no setor da construção civil, dessa forma, as pessoas tem buscado por obras que apresentem soluções sustentáveis durante sua execução e também na fase de pós-ocupação.


A engenharia oferece soluções técnicas e materiais que garantem que desde a concepção de um empreendimento até seu período de utilização sejam tomadas ações que reduzam os impactos ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma melhor qualidade de vida a seus usuários.


Alguns conceitos comuns são:

  • Lean Construction;

  • Conceito Green Building;

  • Gerenciamento e tratamento de resíduos;

  • Economia e geração de energia.

Com base nesses conceitos tem-se edifícios que são construídos a fim de serem autossustentáveis: eles coletam, tratam e reutilizam água da chuva e esgoto, economizam energia por meio de tecnologias nos ambientes internos, geram energia através de placas solares e outros métodos e também aquecem água com o calor do Sol. Essas e outras inovações podem até conceder a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, ou: Liderança em Energia e Design Ambiental) ao empreendimento.


Figura 1: Primeiro edifício auto suficiente em água do mundo construído em Curitiba-PR, certificação LEED Platinum. Fonte: Finder.


Outra forma de aplicar a sustentabilidade é trabalhar com materiais sustentáveis como a madeira de certificação ambiental, tintas e tijolos ecológicos, lâmpadas de LED, vidros inteligentes, cimento sustentável, entre outros. Nessa mesma linha, vale citar o conceito de Bioconstrução, que além das ações já mencionadas pode também utilizar elementos da própria natureza em substituição aos comumente utilizados, empregando bambu, rocha, solo e palha, por exemplo.


Figura 2: Casa sustentável de alto padrão construída em São Paulo - SP. Fonte: ArchDaily.


Além disso, é possível construir de maneira que se incentive a sustentabilidade aos ocupantes da edificação, criando espaços de área verde, bicicletários, hortas, telhados verdes, compostagem de resíduos, instalando tomadas para carros elétricos, etc.


Essas ações podem gerar diversas vantagens aos envolvidos com o empreendimento, dentre elas:

  • Conforto e bem estar aos usuários;

  • Redução da poluição;

  • Conforto térmico (internamente) e possível redução de ilhas de calor (externamente);

  • Economia de gastos com energia e preservação de recursos naturais para sua produção;

  • Aumento do valor agregado ao imóvel;

  • Incentivos fiscais para construção.


Se você também quer esses e outros benefícios que sustentabilidade traz a um empreendimento contrato empresas sérias e conscientes que saibam aplicar esse conceito.


A Plax tem capacidade para realizar obras e oferecer soluções sustentáveis que além de ajudar o meio ambiente e contribuir para um mundo melhor também pode trazer economia financeira para os nossos clientes.


Saiba mais entrando em contato conosco, vamos juntos tornar o mundo mais verde para as futuras gerações!

0 visualização