Buscar

PENSANDO EM CONSTRUIR? ESSE ARTIGO É PARA VOCÊ!

Ter a casa própria é o sonho da maioria das pessoas, muitas delas compram um imóvel pronto e outras preferem construir para que tudo saia da maneira que elas sempre sonharam.

No entanto construir não é algo simples e pode acontecer muitas complicações, inclusive desgastes e imprevistos financeiros, caso não seja observado nem dado valor a alguns detalhes, então fique atento às dicas desse post.


O primeiro passo é ter em mente o que você deseja e algumas perguntas podem te ajudar com isso, por exemplo:


- Você prefere uma casa térrea ou sobrado?

- Qual estilo combina com você: Moderno, Clássico, Rústico?

- Qual técnica construtiva você tem interesse: Alvenaria convencional, Sistemas pré-fabricados de concreto ou isopor, estrutura metálica ou steelframe?

- Quais as distribuições de planta (quantos quartos, banheiros, suítes, área de lazer, garagem, entre outros) e com isso uma ideia de metragem quadrada a ser construída.

- E o que não poderia faltar na casa dos seus sonhos?

Com essas 5 perguntas respondidas você já vai ter uma boa orientação e com isso seguir para o segundo passo, que é sobre o terreno em que será realizada a construção.

Caso você não tenha ainda o terreno, você deve buscar um que tenha dimensões ideais e viabilidade para o tipo de construção desejada. (caso você queira saber mais sobre viabilidade de terrenos clique aqui)

No entanto, caso você já tenha um terreno, basta apenas contratar uma equipe de arquitetura com experiência para pegar suas ideias e conceitos que você respondeu no primeiro passo e enquadrar no seu terreno.

Observação: A localização do terreno é importante por alguns motivos, sendo eles:

- Desejo do cliente em morar em determinada região;

- Vizinhança e tipo de construções na redondeza;

- Proximidade ou distanciamento de determinados pontos; e

- Boa localização, que pode dar maior valorização ao imóvel construído no futuro.

Então na escolha de um terreno, é importante que você esteja atento a esses detalhes.


Agora que você já sabe o que fazer no primeiro e o segundo passos podemos partir para o terceiro passo, que é de fundamental importância para sua obra e que você deve sim dar muita atenção a ele.

Esse passo é o conjunto de toda equipe técnica que participará da construção de sua casa: Nessa equipe estão todos os projetistas e a equipe de engenharia que executará sua obra.

Bons projetistas são de extrema importância pois esses conseguem promover e apontar soluções para que os desejos do cliente aliados à arquitetura possam ser atendidos de forma a minimizar os custos da execução da obra.

Ter bons projetos não é o suficiente, é necessário ter o gerenciamento de projetos, para que esses sejam compatibilizados evitando assim os retrabalhos, desgastes na obra e também maior custo para o cliente. (Clique aqui e saiba como é o gerenciamento de projeto da Plax Engenharia).


Tendo todos os projetos em mãos e após realizar todo o gerenciamento dos mesmos aliado ao planejamento da obra, está na hora de escolher a equipe de engenharia que você irá contratar para materialização do seu sonho e seus projetos.


Contar com profissionais experientes e qualificados na execução de obra pode te ajudar a reduzir desgastes de todos os tipos envolvendo obra, sendo eles: lidar com contratação e conflitos de canteiro de obra, cuidar do cronograma e demais interesses do cliente, cumprir escopo dos projetos, executar os serviços e instruções de trabalho de acordo com normas garantindo a vida útil e a segurança da estrutura e da obra. Confira nossas obras aqui.


Tudo que foi falado até aqui implica em custos futuros para o cliente e quando se trata de imprevistos e reforma em obras nada é barato, inclusive existe o famoso ditado “até o barato sai caro!”

Então siga essas orientações e você com certeza terá uma obra mais tranquila!

Se quiser ter a Plax Engenharia como parceira entre em contato conosco para saber mais.

14 visualizações